Os desafios são colocados pela vida para aprendizado. Conflitos também.
A vida é como a criação do mundo, uma explosão de alegrias e tristezas, que juntas formam os sentidos : tato, visão, olfato, paladar e a audição.
O Tato não é tão utilizado,aliás é mal empregado. De quando em vez, não se tem tato para comentar um assunto, colocar uma tragédia para alguém sem que seja chocante, para descrever uma característica negativa do outro. Na certa, sabe-se pegar de jeito para uma bronca, ou segurar e sentir o calor humano, esta que é melhor com a visão.
Sim com a visão se nota o valor humano, compassivo, sereno, companheiro. Também se vê a raiva, o orgulho, a mágoa e a decepção. Esses são piores ouvidos. Ao invés, devia-se ouvir o som da cachoeira, do desabrochar das flores, o vôo do beija-flor, a voz do canário....
Ouvir o coração! Mas, pode-se ouvir a tristeza da lágrima, a dor da perda na fisionomia da amiga(o). E sentindo o sabor amargo da derrota, consegue-se atrelar forças para peregrinar novamente. Melhor é sentir o gosto doce da vitória,mas sem deixar rastros do cheiro da ambição ou prepotência.

E a criação não termina nunca, pois se nasce sem saber nada. Cresce-se sem conhecer tudo que existe, envelhece-se apreciando muito pouco e se morre sem aprender quase tudo.

Renata Mesquita.

0 comentários: